07 janeiro 2010

Como é bom!

Fico particularmente impressionada, e por que não dizer encantada, com algumas liberdades que temos do lado de cá. Ontem, depois de pegar um metrô e um ônibus comecei a refletir. Primeiro, que delícia é ter alguém para dirigir pra ti e te deixar em casa, na porta de casa, não ter que se preocupar em lugar para estacionar, abastecer, pagar IPVA...essas coisas. Como em toda história de amor, sim, aqui não tem como não fazer comparações. Poder depender do transporte público, além de ser ecologicamente correto, não tem preço. Mas isso foi apenas a primeira reflexão, a segunda acho ainda importante, pois nos pega naquele aspecto que é o direito de ir e vir das pessoas, coisa que no Brasil, perdemos em muitos lugares, em muitos horários...Explico: no metrô e no ônibus fiquei observando o que distrai as pessoas nessa volta para casa do trabalho. Poucos ainda são adeptos do livro de papel e do jornal (bom, o jornal às 7 da noite já estava mais do que velho), mas muitos tinham seus brinquedinhos à disposição. E-books, netbooks, notebooks, Iphones, outros smartphones, Ipods (e todos os outros Iqualquercoisa), máquinas fotográficas, jogos eletrônicos... Por um lado podíamos dizer que as pessoas estão cada vez mais compenetradas na tecnologia, mas eu como brasileira digo: é muito bom andar com tudo à mostra sem ter medo, poder estar no ônibus escutando meu Ipod, navegando na internet pelo celular e conferindo as fotos na máquina fotográfica. Sem medo de alguém entrar no ônibus e matar todos mundo para roubar os trocos do dia ou ter o pescoço cortado fora por causa de um Ipod.. Isso foi um dos motivos que me fez trocar de ilha. A nossa Ilha da Magia (graças a Deus) ainda está bem longe de ser um local perigoso, assustador...Mas minha janela do carro não ficava mais aberta depois das 9 da noite. Andar de ônibus com os aparelhinhos??? Bom primeiro que desisti de andar de ônibus em Floripa, o meu itinerário Campeche– Morro da Cruz iria depender de três ônibus e muitas horas... Enfim, nossos queridos políticos brasileiros poderiam aproveitar suas viagens internacionais, pagas com o nosso dinheiro, para pelo menos copiar bons exemplos. Nem peço que sejam criativos, copiem apenas, já é o bastante.

Lembrei também que esses dias, na sala de aula, um professor perguntou qual a melhor e a pior coisa de Nova York. Eu respondi sem pensar: a melhor é a segurança!!!! Minha amiga japonesa também não pensou duas vezes e disse: pra mim a pior é a insegurança.... Será que vou ter que trocar de ilha novamente???


Foto carinhosamente chupada do álbum do Dudu, outro fã do transporte coletivo

4 comentários:

  1. Cleide!
    ADOREI poder saber um pouquinho de NY! e com certeza vou ser leitora do teu blog! Grande beijoooo Alissa

    ResponderExcluir
  2. Cleide!
    Adorei saber de você, que não vamos perder o contato, ainda bem que tens o blog para falarmos sobre ai e a island magic floripa!
    e saber como estás e seguir o teus passos para o sucesso amiga!
    bjs
    Marilda

    ResponderExcluir
  3. Oie!!!! Adorei o novo espaço, amiga. Falamos, agora já estou menos pior (embora ainda entocada em casa e sem vontade de interagir muito, mas...). Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Verdade...concordo com cada palavra. Já reparei em como as pessoas lêem mais aqui no metro e em qualquer lugar. E como é fácil cada um ter o seu aparelhinho. Mais acessível para qualquer pessoa!!! bjs

    ResponderExcluir