15 janeiro 2010

Pense no Haiti, reze pelo Haiti!!!! E por todos os outros...

Difícil pensar em outra coisa nessa semana. Aquela ilha tão pobre, que já precisava de tanto, que era tão longe e que se tornou tão perto. A todo momento é impossível não se emocionar com cada imagem, cada notícia, cada resgate, cada suspiro. Não há comida, não há água, não há conforto e famílias inteiras foram mortas. Pensei muito nas pessoas que conheci do Haiti, que estavam de passagem por Nova York no ano passado e retornam, não tenho mais contato. O que aconteceu com elas? Acredito que essa pergunta ecoa ao redor do mundo das mentes daqueles que um dia já cruzaram com alguém de lá. Gostava de conversar com amigos do Haiti e da República Dominicana, ilha dividida por culturas completamente diferentes, por línguas diferentes. E que não gostam, inclusive, de dizer que compartilham uma ilha...Nunca entendi o por quê.


No ano passado lembro que passei horas vendo fotos da missão da ONU no Haiti, naturalmente já parecia ter passado um terremoto, naquela ilha caribenha que quase não tem árvores. Sim, a destruição intensiva das florestas que um dia existiram, tornou o país tão cinza e completamente devastado em todos os sentidos. Um amigo, que é fotógrafo da ONU, contou muitas histórias da ajuda humanitária, do povo, das necessidades, que agora são infinitamente maiores.


Seria impossível acontecer num lugar pior do que lá, repeti isso várias vezes, e disse ontem, quando estava numa mesa multicultural. Um amigo da República do Chade parou um instante. Ele é exilado político aqui e pouco depois falou: Darfur. Calei. Ruanda, continuou. Estive nesses dois lugares, disse ele. E eu fiquei muda, só pensando. Sim, o problema crônico de gente que não tem nada, nem esperança, ultrapassa nossa noção de informação. Me senti sem saber nada dessa vida, pensei.... O que era pra ser apenas uma força de expressão me levou além, sim, as gente vive numa ilha particular e não olha além, apesar de ler todo dia tudo sobre o mundo.


Pra pensar:
* O Haiti teve as florestas derrubadas, o meio ambiente devastados.

*Veja o filme Hotel Ruanda

*Lembrei também que Zimbábue é o país mais triste do mundo de acordo com uma pesquisa. Você sabe por que?

assista:
http://video.nytimes.com/video/2010/01/13/world/americas/1247466532047/haitis-legacy-of-environmental-disaster.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário