25 fevereiro 2010

Quem é selvagem?

Foto tirada no parque aquático de Miami, em 2005 - A Orca da foto é a fêmea Lolita. Segundo o site Orca Home, ela é a orca mais velha mantida em cativeiro no mundo. Está há 40 anos nesse dora de seu habitat natura. Há um movimento de ONGs americanas para a liberação da Lolita.



O assunto por aqui hoje – claro além da reforma da saúde, dos recalls da Toyota, e da tempestade de neve – é a morte da treinadora do SeaWorld. O debate não poderia ser mais polêmico e aqui venho eu depor em favor da baleia, claro!!! O ser humano ultrapassa a barreira do bom senso quando tenta domesticar o selvagem por natureza ou mesmo o desconhecido, poderíamos falar assim. Os shows são lindos, atraem milhares de pessoas, é emocionante. Preciso admitir que já fui em um em Miami, chorei como uma criança vendo golfinhos e baleias em seus rodopios. Até hoje não sei se chorei pela beleza do show ou de tristeza por aquelas pobres criaturas.
Quem merece viver num tanque se existe um oceano à disposição? Quem merece fazer showzinho em troca de peixes quando – provavelmente, pois elas – as baleias – não me disseram, – a caça faz parte do dia, da lei da sobrevivência, dos desafios para se sentir vivo? Aí, precisa um incidente como esse pra levantar o debate. Precisa uma baleia vir contra um humano, o contrário nunca é levado em conta!
Bom, os zoológicos são os maiores exemplos... Para pessoas são chamados de prisão, mas para animais têm um nome mais bonitinho e ficam lá a disposição dos sorrisos humanos. Até hoje nunca esqueço – sim já fui em muitos zoológiocos – o olhar de um gorila que vive enjaulado no zoo do Bronx. Nunca vi um olhar tão triste na minha vida, de quem queria dizer “Eu não fiz nada, não fui julgado e perdi minha liberdade". Quem tem esse direito?


ASPAS
“Confinar um animal de 5,5 toneladas em uma piscina é equivalente a confinar uma pessoa de 68 quilos em uma banheira de hidromassagem para o resto da vida”, afirmou ao G1 por e-mail a advogada Joyce Tischler, uma das fundadoras do Fundo de Defesa Legal dos Animais, que atua nos EUA.

Para Susan Berta, ativista da Rede Orca, que também atua nos EUA, é impossível manter orcas em cativeiro sem que elas sofram. “Na natureza elas nadam entre 120 a 160 quilômetros por dia e são fortemente ligadas a grupos sociais. Cada comunidade tem sua própria cultura, incluindo dieta, linguagem, tradições e comportamentos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário